Com DILMA ,

Por meio da garantia dos direitos sociais, “educação,
saúde, trabalho, lazer, segurança, previdência
social, proteção à maternidade e à infância, assistência
aos desamparados”, busca-se construir uma sociedade
livre, justa e solidária; erradicar a pobreza e a
marginalização; reduzir as desigualdades sociais e
regionais; e promover o bem de todos, sem preconceitos
ou quaisquer formas de discriminação.
(Cfr. Constituição da República Federativa do Brasil, art. 6º e 3º)

25/02/2010

Dilma - um projeto de Governo voltado para o povo

Copiado do blog Tijolaço.com  de Brizola Neto


Se o Estado não for forte, quem será forte?

As manchetes da Folha – Dilma faz defesa de Estado forte e prega estabilidade – e doEstadão – Indicada pré-candidata do PT, Dilma prega Estado forte – confirmam o que destacamos  ontem à noite, no post anterior. É a concepção, o poder e função do Estado brasileiro  o que está em jogo nessa eleição e, com isso, a propria definição de nossos destinos como nação, isto é, deste conjunto formado por território e povo brasileiro.
Por isso, ontem, evitei me prender a questões de a “Dilma falou isso”, o “Lula falou aquilo”.
O ponto central é um projeto de nação.
Esta é a razão pela qual José  Serra adia ao máximo não apenas o lançamento, o que seria compreensível, mas a assunção de sua condição de candidato.
A bandeira da candidatura Dilma é, como a própria mídia conservadora identifica e tenta usar como “pecado” estatista, um Governo que tome o leme do processo econômico, para dirigi-lo em direção a um projeto nacional e popular.
Mas como é este projeto? Não sabemos e não podemos saber os seus detalhes, mas podemos e devemos perceber sempre o rumo: a dignidade, a oportunidade e a felicidade de todas as pessoas.
Como? Como ocorre com qualquer pessoa, também acontece com as coletividades: descobrindo a si mesmo, seus potenciais, seus valores,  aprendendo a se relacionar com o mundo protegendo sua identidade e, ao mesmo tempo, encontrando a forma de fazê-la conviver em harmonia, mas sem dissolver-se e desaparecer, com o nundo que a cerca.
Na expressão que Leonel brizola sempre usava, é aspirarmos a um destino próprio, brasileiro.
E a de Serra, qual é?
É a de uma vaga “competência” administrativa, de uma superioridade gerencial e intelectual, o tal “choque de  gestão”. Aliás, políticos medíocres e autoritários adora usar esta expressão “choque”, tentando convencer – e convencendo a boa parte da classe média – que a vida social e econômica de uma sociedade é um processo que se faz com ordens e medidas administativas.
Não é. Um presidente não é um síndico de prédio, é o arquiteto que percebe e corporifica o projeto que seu “cliente” deseja, fazendo com que a vontade se transforme em caminho, que o lugar onde se vive progrida para seu bem-estar.
O que oferece ao país o candidato que, por oposição, não quer o Estado forte e ausente ao máximo das relações sociais e econômicas? E que, portanto, deseja-o fraco e omisso?
Se o Estado não é forte, quem o será?
Só um ingênuo poderia achar que as organizações sociais, as ONGs, os sindicatos, o seriam.
Forte é o capital. Fortes são os interesses econômicos. São os investidores estrangeiros. É a Bolsa.
O país do neoliberalismo, não se mede pelo ser humano. Mede-se pelos lucros e balanços, não pelo trabalho e emprego. Mede-se pela “modernidade “, sem cuidar que ela seja socialmente justa ou que preserve e proteja os mais vulneráveis. A eles, a caridade, agora rebatizada de “responsabilidade social”. Nada contra ela, exceto a sua insuficiência para resolver os problemas de um país de 200 milhões de habitantes.
O Estado omisso delega e renuncia ao seu papel de equilibrar a distribuição da riqueza, da educação, da saúde, da cultura, do desenvolvimento humano e econômico. Ele diz: façam, porque eu não o farei.
Ele prega que a felicidade virá pela mão do sábio “mercado”, que a inteligência do “deus-dinheiro”, com seu inegável faro pelo lucro, abrirá um dia, para todos, a porta do paraíso onde querem viver. Deste paraíso, o dever do Estado é exorcizar, com o bastão da “ordem”, os “demônios” que emanam da pobreza -  deseducação, a selvageria das relações humanas e sociais brutalizadas, a violência, o subemprego que se espalha nas ruas com os camelôs, os biscateiros, os pequenos transgressores que se vão transformar na grande chaga da criminalidade.
O Estado não é senão para reprimir. Sua mão não é para acolher, acariciar, estimular. Quem dirige é a mão invisível do mercado. A mão do Estado, que é concreta, é para esbofetear pelo abandono ou pela repressão.
Este é o ponto central deste embate, disse eu ontem, define muito mais que a “gestão” do Brasil.
Nestes meses, antes que os marqueteiros tomem conta da televisão, se preocupando em fazer parecer simpáticos, cultos, preparados e bonitinhos todos  os candidatos, viveremos um tempo decisivo. Agora é a hora de escalarecer o povo brasileiro, livre das técnicas de publicidade, que irá se definir o processo de formação de consciência da população.
Desta vez, é ela, não o marketing, que definirá o caminho pelo qual seguirá o país e, com ele, seu povo.
Print this post

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!
Abraço.
Sonia.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

QUERemos DILMA

O Povo Brasileiro - por Darci Ribeiro

Cuba

13/03/2010
Assista mais: 1 - A guerra contra Cuba http://www.dailymotion.com/video/xx68d_la-guerra-contra-cuba 2 - A solidariedade internacional de cuba http://www.dailymotion.com/video/xw0j7_la-solidaridad-internacional 3 - Montanha de luz: RIMERA PARTE DEL DOCUMENTAL CUBANO SOBRE LA VIDA INTERNACIONALISTA: Conmovedores testimonios de personas humildes que en algunos casos recibieron asistencia de salud por primera vez; de los propios médicos acerca de sus experiencias en la humanitaria misión, y de sus colegas y autoridades en los diferentes países, fueron conocidos por el público mediante el material fílmico. primeira parte - http://www.dailymotion.com/video/x16bsr_1-3-monta%C3%B1a-de-luz Segunda parte - http://www.dailymotion.com/video/x16ckt_2-3-monta%C3%B1a-de-luz Terceira parte - http://www.dailymotion.com/video/x16i6c_3-3-monta%C3%B1a-de-luz 4 - Os quatro anos que estremeceram o mundo http://www.dailymotion.com/video/xs7ud_los-4-a%C3%B1os-que-estremecieron-al-mun 5 - Entre a arte e a cultura http://www.dailymotion.com/video/xsd2g_entre-el-arte-y-la-cultura 6 - SILVIO RODRIGUEZ: que levante la mano la guitarra - http://www.dailymotion.com/video/xupcb_silvio-rodriguez-que-levante-la-man_creation
13/03/2010
assistam aqui - Médicos cubanos no Haiti: a solidariedade silenciada. http://www.youtube.com/watch?v=6DikHDHXvL0&feature=player_embedded